terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Os melhores álbuns de 2011

É galera, 2012 começou, então já podemos falar bem e mal de tudo o que passamos no ano de 2011. Não sou nenhum crítico reconhecido mas gosto muito de expor meus gostos, ideias e pensamentos, e, por isso, quero compartilhar os quais considerei os melhores álbuns lançados no ano passado. Pra resumir, decidi fazer um top 20 com alguns comentários e demais detalhes dos álbuns. 

Eu sou viciado por música, ouço o tempo todo, sou movido a música. Lembro que no fim de 2010 eu vi uma matéria da Forbes onde falaram que 2011 não seria um ano bom para a música, e realmente era o que eu esperava, pois Lady Gaga já tinha estacionado há muito tempo nos meus players e logo lançaria cd novo, e também não tinha nenhum nome novo que fosse tão promissor a bombar no ano seguinte; e assim foi durante os primeiros 6 meses, porque depois eu comecei a descobrir artistas cada vez mais interessantes e vi que o mercado da música estava numa reviravolta que só vendo... Como eu escuto música nos mais variados estilos, pode ser que você não note uma linha de exposição aqui, mas garanto que fiz uma boa análise dos álbuns (até a arte da capa). Espero que gostem, então, vamos começar...

#20 Wolf Gang - Suego Faults


Max McElligott, o artista por trás de Wolf Gang, é um gênio. Em 2011 foi um dos nomes mais comentados nos blogs musicais e extrapolou as expectativas de quem encontrou o clipe de 'Lions In Cages' estampando páginas e mais páginas de internet, que foi o primeiro single do álbum gravado pela Atlantic Records.

Melhor música do álbum: 'The King And All Of His Men'


#19 Tiago Iorc - Umbilical


Depois de alguns anos afastado da carreira, Tiago Iorc voltou com um álbum que eu achei completamente diferente do primeiro, Let Yourself In, que emplacou sucessos como 'Nothing But A Song' e 'My Girl'. Umbilical é mais introspectivo, suave, e com acordes deliciosos.

Melhor música do álbum: 'Story Of A Man'

#18 Boy - Mutual Friends


Conheci essas meninas talentosíssimas na chamada das atrações do festival M/E/C/A desse ano. 5 segundos de música no vídeo foram o suficiente para me conquistar e levar-me a procurar e ouvir mais músicas. Foi um dos melhores achados, com certeza! Além de encantadoras, cantam muito bem e fizeram uma das músicas mais gostosas que ouvi em toda a minha vida: 'Little Numbers'.

Melhor música do álbum: 'Little Numbers'

#17  Tony Bennett - Duets II


Sabe quando você vai a FNAC e ouve aquelas músicas de jazz bem gostosas? Se não for Natalie Cole, pode ter certeza de que é Tony Bennett. Jazz nunca foi o meu forte até a bomba desse cd chegar, que foi a participação de Amy Winehouse (uma das últimas gravações da cantora). Triste, mas também muito recompensante, porque conheci e descobri mais sobre esse artista maravilhoso que conta com outras participações brilhantíssimas em Duets II como Norah Jones, John Mayer, Lady Gaga e sem dúvidas, Natalia Cole.

Melhor música do álbum: 'The Lady Is A Tramp'

#16 Yelle - Safari Disco Club


Eu nunca dediquei muito tempo para ouvir Yelle em casa, porque sempre que eu ia na balada, lá ela estaria presente, com certeza. Não gostei muito do primeiro cd, Pop Up, assim que foi lançado; eu era mesmo viciado em 'A Cause Des Garçons', e nada mais. Assim que soube que a tal viria a Curitiba para um show, aproveitei a oportunidade para me dedicar a gostar de todas as músicas e assim aproveitar melhor a chance de vê-la ao vivo, porque eu sabia que se não fosse única, será uma das pouquíssimas vezes. O álbum é dançante, alegre, bem trabalhado e vale a pena.

Melhor música do álbum: 'Comme Un Enfant'

#15 Patrick Wolf - Lupercalia


Sensacional. Posso começar com essa palavra? Toda vez que escuto Patrick Wolf descubro uma nova faceta em suas músicas e me apaixono cada vez mais pelo seu trabalho. Músicas geniais, clipes geniais, letras geniais, criações geniais, tudo muito digno. Apesar da colocação, é um dos álbuns que listam aqui que mais escuto, e nunca me canso. O álbum Lupercalia conta com batidas indie e folk bem felizes, estrondosas, que soam bem aos ouvidos, e com uma das vozes mais absurdas que conheço. Brilhante, mesmo!

Melhor música do álbum: 'House'

#14 Adele - 21


Novidade? Acho que não, né? Adele chegou tombando tudo e todos em 2011, fazendo novos milhões de fãs, agora também na América, onde fez o feito de atingir o #1 duas vezes ('Rolling In The Deep' e 'Someone Like You') do Hot 100 e da Billboard 200, da Billboard, e se manter durante várias semanas imbatível, quebrando recordes ao redor do mundo e infelizmente, mostrando a faceta 'dor de cotovelo' que vem acompanhando o álbum. Sinceramente, ele estaria em primeiro lugar na minha lista se não fossem pelas inúmeras entrevistas e declarações melosas ao ex-namorado que vi Adele declarar por aí. O sucesso foi estrondoso, mesmo, mas achei tudo meio doentio... Até no show gravado no Royal Albert Hall ela explica o por quê de cada música, referindo-se ao ex. Porra, Adele, move on, get over it, enjoy your sucess!

Melhor música do álbum: 'One and Only'

#13 Noah And The Whale - Last Night On Earth


Duas coisas me levaram a conhecer Noah And The Whale. A primeira foi Laura Marling, uma das cantoras mais fofas que existe, e que já namorou o vocalista e guitarrista mais lindo do mundo do NATW, Charlie Fink, e a outra coisa, bom, pra quem não sabe, eu sou fanático pela Robyn, e ao ver um dos covers para 'Call Your Girlfriend', encontrei uma versão bem divertida dos caras aí em cima e gostei pra caramba. NATW é meio folk, meio indie, meio undergroudzinho, e totalmente audível, sem contar que a voz do Charlie é aquela que você deseja ouvir ao seu ladinho na cama, ao acordar. Merece muito respeito e muito mais reconhecimento.

Melhor música do álbum: 'L.I.F.E.G.O.E.S.O.N.'

#12 One Direction - Up All Night


Quem disse que eu não posso gostar de boy band? Eu tenho o costume de abrir o Youtube todos os dias e conferir os vídeos musicais mais assistidos da semana, e lá eles estavam com o clipe de estreia de 'What Makes You Beautiful', que também serviu para divulgar o cd de lançamento, Up All Night. Logo que o vídeo começou eu pensei: ''CARALHO, QUE MENINOS MAIS LINDOS!'' ''CASEM COMIGO! TODOS!''. É sério, talvez a beleza deles me conquistou ainda mais... Se a música é boa? Eu gosto, e muito. É aquela fórmula de misturar as vozes jovens com batidas dançantes e tudo fica perfeito. Comparando com outras boy bands que surgiram nesses últimos 2 anos, eles não se comparam... São muito bons! Ame ou odeie. E como foi um dos álbuns que mais ouvi até então, merece muito a posição em que está.

Melhor música do álbum: 'Everything About You'

#11 Jessie J - Who You Are


Eu não poderia deixar de comentar sobre a Jessie J... Logo que vi um blog comentando sobre o clipe de 'Do It Like a Dude', cliquei e fiquei vidrado, virei fanático (e poser) em questão de poucos dias... Como o 'Who You Are' ainda não tinha sido lançado, e assim também nenhuma outra música nova, ouvi o crank dat da Jessie feito louco. Ao descobrir músicas novas como Casualty Of Love e Price Tag, minha admiração por ela cresceu mais ainda. Eu esperava que o cd fosse todo sujinho como o primeiro single, mas logo vi que Jessie tinha muito a mostrar além da potencialidade em sua voz, que fica bem em qualquer estilo.
Bom, Who You Are está aqui porque é um álbum muito bem produzido, sem rótulos e bom para qualquer amante de música boa. Mal vejo a hora da Jessie lançar um cd novo!

Melhor música do álbum: 'Casualty Of Love'

#10 Coldplay - Mylo Xyloto


Coldplay é Coldplay, e, irrevogavelmente, tornou-se uma das melhores bandas do mundo. Mylo Xyloto superou minhas expectativas e me deu um grande susto, que foi ver a participação de Rihanna em 'Princess of China', que é uma das minhas músicas favoritas do álbum. Esse, que tem quase a mesma fórmula dos outros cds, porém é bem mais alegre e abusa dos sintetizadores. Pela qualidade da produção das músicas, letras, clipes já lançados e a Rihanninha, mereceu o décimo lugar.

Melhor música do álbum: 'Every Teardrop Is A Waterfall'

#9 Clare Maguire - Light After Dark


Aposto que a maioria de vocês nunca ouviu falar de Clare Maguire... Ela pode assustar um pouco com esse rostinho e olhar vampirescos, mas vai te surpreender e te conquistar pela voz, garanto! Sabe aquela lista que a BBC UK divulga para as apostas musicais? Então, foi lá que conheci Clare Maguire, e assim também diversos outros artistas (Ellie Goulding, Vampire Weekend, James Blake, etc.). Light After Dark explora bem o potencial vocal de Clare, que, na minha opinião, pode se comparar a Annie Lennox, e é meio clássico, aguçado.

Melhor música do álbum: 'The Shield And The Sword'

#8 Beyoncé - 4


Respeito; é a palavra que mais me vem a cabeça quando vejo Beyoncé. O novo álbum da cantora é extremamente fenomenal, explorando bem seus dotes vocais, seduzindo em qualquer música e fazendo com que cada uma delas se torne especial em algum momento. Ao acompanhar críticas do álbum e ver declarações da própria Bey sobre a criação do álbum, fiquei boquiaberto. Foi um divisor de águas em sua carreira, mostrando todo o poder que só ela tem. Cada música daria um ótimo single, e acho que esse é seu propósito. Se vocês já assistiram o show desse novo álbum, Live At Roseland, que bom, e se não, por favor assistam; sua história é contada aos poucos e você se envolve facilmente.

Melhor música do álbum: 'Love On Top'

#7 CSS - La Liberación


La Liberación definitivamente marca uma volta estrondosa do CSS, tombando tudo o que já fizeram antes. Apesar das polêmicas envolvendo a saída do criador e produtor da banda, Adriano Cintra, e das declarações nada amigáveis feitas pelo mesmo em frases e vídeos divulgados na rede, ainda veremos muito da banda. Depois de Donkey, eu não apostava que esse novo álbum fosse tão envolvente e criativo. Temos sintetizadores, música em espanhol com guitarra espanhola, autotune, clipes bem produzidos e tudo que se tem direito, e foi tudo muito bem feito. Parabéns pelo CSS por lançar um dos melhores álbuns no ano passado, e agora só nos resta acompanhar a saga.

Melhor música do álbum: 'City Grrrl'

#6 Erik Hassle - Mariefred Sessions


Se você me pedisse somente uma indicação, Erik Hassle, esse seria o nome. Sueco, ruivo, underground e lindo. O Mariefred Sessions, quarto álbum lançado por Erik, tem um estilo que não sei definir, e é o tipo de música perfeita pra ouvir em qualquer momento... Até Tiago Iorc tem Erik como influência (totalmente perceptível), esse, que também fez um cover lindo de 'Be Mine' com a Ellie Goulding. Mesmo com 6 músicas, o álbum não deixa a desejar, principalmente de você é amante de músicas alternativas com aquele rótulo europeu que todos amam. Indico, e se gostar, ouça o primeiro cd, Pieces, e também veja o clipe de 'Stay Away', onde dá pra conferir filmagens dele quando ainda era um lindo bebezinho de cabeça vermelha.

Melhor música do álbum: 'Stay Away'

#5 Foster The People - Torches


Foster The People foi, se não o melhor, um dos melhores ''lançamentos'' de 2011. Com 'Pumped Up Kicks' beirando as primeiras posições nas paradas musicais, a banda chegou pra mostrar que tem potencial e que não é uma banda de rock alternativo como qualquer outra vinda dos E.U.A., das quais é difícil notar diferenças sonoras que não sejam só as letras das músicas. Todas as músicas são muito boas, muito vibrantes e inovadoras.

Melhor música do álbum: 'Call It What You Want'

#4 Wynter Gordon - With The Music I Die


Vocalmente, essa mulher poderia derrubar facilmente qualquer outra artista pop. Sua voz é muito boa, daquelas que parece que foram moldadas para ser cantora, e Wynter Gordon tem cara de artista. O álbum, que foi lançado para ser um EP de lançamento, acabou fazendo mais sucesso que o esperado, e pra melhorar, ganhou notoriedade de grandes blogs importantes de música e antes disso, ganhou a confiança da Atlantic Records, que aposta muito em sua carreira; e eu também. Um trabalho digno de notoriedade, admiração e aposta. Vale muito a pena escutar!

Melhor música do álbum: 'Dirty Talk'

#3 Penguin Prison - Penguin Prison


Outros caras que merecem admiração são eles, do Penguin Prison. O trio americano moldou bem o álbum, com gritinhos à la Justin Kawkins, vocalista do The Darkness, eletro, glam, dance, 80's e tudo de melhor. O álbum é mágico, envolvendo quem ouve do começo ao fim, e já adianto que não há música ruim. Eu conheço eles desde o ano passado, e para quem curtir, pode aproveitar a oportunidade de vê-los em São Paulo dia 27 desse mês ou no M/E/C/A Festival no diaa 28. Tenho certeza de que você vai relacionar suas músicas com outros artistas, mas que de alguma forma o tornam originais e sensatos. Belo álbum!

Melhor música do álbum: 'Don't Fuck With My Money'

#2 Rihanna - Talk That Talk


Acredito eu que Rihanna nunca esteve tão hype. Postei a capa do álbum na versão deluxe para deitar bem explícita a qualidade e a ousadia que trazem o Talk That Talk. Antes do lançamento, todos estavam muito ansiosos, pois o sexto álbum veio depois de um intervalo bem curto do precedente, Loud, e como de praxe, Riri calou a boca de todos ao lançar 'We Found Love', sendo inclusive o que teve o maior número de ótimas críticas. Das 15 músicas, 14 são excelentes e uma nem tanto, o que é muito inédito em qualquer álbum que seja lançado. Cada música pode identificar-se com um momento em especial e agora sim um álbum levou Rihanna a ser um nome de grande respeito. Tenho ouvido o álbum umas 10 vezes por dia, ou mais, porque vicia, já adianto.

Melhor música do álbum: 'Do Ya Thang' (Deluxe Edition)

#1 Florence + The Machine - Ceremonials


Nunca dei tanta atenção à querida Florence. 'Dog Days Are Over' grudou, mas não me levou a fazer download do álbum Lungs ou procurar quaisquer outras músicas, exceto a apresentação que ela fez no VMA de 2010, que foi incrível. Depois de sumir de qualquer parada musical e tirar férias para a gravação de um álbum novo, Florence aproveitou a carona no sucesso que teve com ''o fim dos dias de cão'' para virar assunto em todo e qualquer blog musical de respeito. Ceremonials foi bem moldado, com referências lúdicas, artísticas, músicas dopantes que fazem qualquer um dar uma volta pelo universo em menos de 4 minutos. Perfeito, mágico, instigante, maravilhoso, e não me canso de elogios. Foi de verdade o melhor lançamento de 2011.

Melhor música do álbum: 'What The Water Gave Me'

-

Espero que tenham gostado desse postagem, pois também quero postar as melhores músicas e melhores filmes de 2011. Se alguém quiser o link pra download de qualquer um dos álbuns comentados, só pedir por comentário ou via Twitter. Além, é claro, de indicar muita coisa boa.

Um comentário:

alen disse...

Murilo se pudesse disponibilizar o cd do Erik Hassle - Mariefred Sessions, ficaria muito grato ... (: